Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

sábado, 4 de julho de 2009

Graça Aranha


José Pereira da Graça Aranha nasceu em 21 de junho de 1868, no Maranhão, no seio de uma família muito rica e culta, o que favoreceu ao seu desenvolvimento cultural.

Formou-se em Direito pela faculdade do Recife onde foi aluno de Tobia Barreto, mestre que marcaria sua vida. Seguiu carreira como juíz de direito em Porto do Cachoeiro no Estado do Espírito Santo, fato que lhe iria fornecer matéria para um de seus mais notáveis trabalhos - o romance "Canaã", publicado com grande sucesso em 1902.



Publicou, em 1911, o drama "Malazarte". De 1920, já no Brasil, é "A estética da vida" e, três anos mais tarde, "A correspondência de Joaquim Nabuco e Machado de Assis".

Na famosa Semana da Arte Moderna , realizada no Teatro Municipal de São Paulo, Graça Aranha profere, em 13/02/1922, a conferência intitulada: "A emoção estética na arte moderna", na qual o autor pré-modernista manifestava o seu apoio as artes modernas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB