Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

domingo, 2 de agosto de 2009

Gizelda Morais


Nasceu em Sergipe onde fez os seus estudos primários e secundários e se iniciou na literatura, publicando poesias, crônicas e artigos em jornais de Aracaju. Teve o seu primeiro livro de poesia publicado aos dezoito anos (1958) pelo Movimento Cultural de Sergipe e participou da criação do Clube Sergipano de Poesia. Iniciou seus estudos universitários de filosofia em Belo Horizonte, transferindo-se para Salvador, onde concluiu também psicologia.

Ensino e pesquisa passam a ser o seu espaço principal de criação. Inicia o Mestrado em Psicologia na USP (SP), obtém o título de Doutora na Universidade de Lyon (França, 1/1970) com uma tese sobre aprendizagem da leitura e da escrita, faz estágio pós-doutoral na Universidade de Paris (1985). Servindo sucessivamente nas universidades federais de Sergipe e da Bahia, exerceu cargos administrativos, coordenou estudos e estágios, orientou e examinou teses e dissertações, participou de movimentos e associações. Prestou serviços a órgãos nacionais, como CFE, CNPq, CAPES, INEP e SBPC, da qual foi secretária regional e conselheira. Como convidada, lecionou na Universidade de Nice (França).

Desde a publicação do romance JANE BRASIL, em 1986, vem retornando à literatura não científica, já tendo publicado cinco romances. Ingressou na Academia Sergipana de Letras em 1992. Reside atualmente em Maceió e acaba de lançar ROSA NO TEMPO (2003), uma coleção quase completa de suas poesias, com o selo REBRA.

NOTAS SOBRE OS ROMANCES:
JANE BRASIL (1986) - "A solidão, o medo, a angústia constituem a atmosfera deste denso/tenso romance, centrado no eu, em que a personagem, autora de sua própria história, vai narrando os fatos que se vão sucedendo, às vezes em tom surrealista, na busca de uma verdade sem peias ou limitações."

IBIRADIÔ (1ª ed. 1990) - "O enredo é desenvolvido em plano objetivo duplo: o histórico e o contemporâneo, na tentativa de reconstruir acontecimentos de um passado longínquo, a partir de um enfoque crítico atualizado. Há em notável esforço de carpintaria literária, sobretudo pela forma como a autora narra e recria mundos íntimos polarizados, reveladores dos vôos e quedas da alma humana." "Livro polêmico, de angústia e revolta, de um grande amor pela justiça e pela humanidade."

PREPAREM OS AGOGÔS (1º ed.1996) - Menção Honrosa no concurso Nacional de Romance, governo do Paraná, 1994. Perseguindo insistentemente a descoberta de algumas verdades, no emaranhado de interpretações diferenciadas que cercam as vidas humanas, quando os atores dos dramas e tragédias não se encontram mais em cena, o personagem central desse romance traz para o Brasil do presente, com os seus problemas sociais, os dramas da escravidão no século XIX.

ABSOLVO E CONDENO (2000) - Menção Especial entre os prêmios concedidos pela União Brasileira de Escritores, 2002. No meio aos conflitos com relação ao seu trabalho de julgar e ao seu relacionamento com uma mulher muito mais jovem, um Juiz de Vara de Família termina indo ao Japão, onde vive uma aventura inusitada, momentos de angústia e de intensa introspecção.

FELIZ AVENTUREIRO (2001) - Especial do Júri, entre os prêmios concedidos pela União Brasileira de Escritores, 2002. Romance biográfico onde a autora reinventa a vida aventureira de um artista plástico argentino contemporâneo, através de suas viagens pelo mundo, de seus amores e dificuldades.

obs: Essa publicação em especial, foi extraida do site www.geocities.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB