Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

sábado, 25 de julho de 2009

Concretismo


Em virtude da influência que exerceu e ainda exerce hoje sobre sucessivos grupos de poetas artistas plásticos e músicos, o Concretismo provavelmente foi, da década de 1950 até os nossos dias, a principal corrente de vanguarda em nossa literatura.
O movimento, iniciado em 1956, teve a liderança de três poetas paulistas: Décio Pignatari e os irmãos Augusto de Campos e Haroldo de Campos. Como porta-voz de suas ideias, o grupo criou a revista Noigandres.

Os poetas concretos, a exemplo de João Cabral de melo Neto, pregam o fim da poesia intimista e o desaparecimento do eu lírico, além de uma concepção poética baseada na geometrização e visualização da linguagem.


0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB