Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cubismo

O movimento cubista teve início na França, em 1907, com o quadro Les demoiselles d’Avignon, do pintor Picasso e do poeta francês Apollinaire formou-se um grupo de artistas que cultivaria as técnicas cubistas até o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918.

Os pintores cubistas opõem-se à objetividade e à linearidade da arte renascentista e realista da arte renascentista e realista. Buscando novas experiências com a perspectiva, procuram decompor os objetos representando-os em diferentes planos geométricos e ângulos retos, em espaços múltiplos e descontínuos, que se interceptam e se sucedem, de tal forma que o espectador, com seu olhar, possa remontá-los e ter uma visão de todo, de face e de perfil, com se tivesse dado uma volta em torno deles.

Dois grandes representantes do cubismo foi o pintor espanhol Pablo Picasso e o poeta francês Guillaume Apollinaire. Algumas características da poesia cubista são:

• Supressão da continuidade cronológica, misturando presente e passado.
• Valorização do humor.
• Influência de paisagens exóticas, visões rápidas, viagens.
• A obra de arte deve bastar-se a si mesma.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB