Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

sábado, 4 de julho de 2009

Euclides da Cunha



Euclides Rodrigues da Cunha (1866-1909) nasceu no Rio de Janeiro, estudou na escola Militar e fez curso de Engenharia. D formação positivista e republicano convicto, sempre mostrou grande interesse por ciências naturais e filosofia. Viveu durante algum tempo em São Paulo e, em 1897, foi enviado pelo jornal O Estado de São Paulo ao sertão da Bahia, para cobrir, como correspondente, a guerra de canudos. Na condição de ex-militar, Euclides pôde informar com precisão os movimentos de guerra das três últimas semanas do conflito. Mobilizando e dividindo a opinião pública, suas mensagens, transmitidas pelo telégrafo, permitiram que o Sul do país acompanhasse os acontecimentos de canudos à luz das teorias científicas da época.
Euclides também deixou vários outros escritos: tratados, cartas, artigos. Todos relacionados ao país, às suas características regionais, geográficas e culturais.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB