Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Modernismo 2ª Fase


No final da década de 1920, já eram vitoriosas as conquistas formais da primeira geração modernista, inclusive aquelas feitas no campo da prosa de ficção em obras como Macunaíma e Memórias sentimentais de Jõao Miramar. Técnicas inovadoras como a linguagem cinematográfica, a sobreposição de planos narrativos, a mistura de gêneros, a paródia e a síntese romperam com a forma tradicional de contar histórias.

Os romancistas de segunda geração modernista, em sua maioria distantes geograficamente do núcleo paulista- que se caracterizava pelo experimentalismo estético-, aderiram à concepção moderna e modernista de literatura, porém sem o espírito iconoclasta da geração de 1922. Iteressavam-lhes principalmente certos aspectos explorados pelo Modernismo, como os temas nacionais e cotidianos de uma linguagem brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB