Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Surrealimo

O movimento surrealista iniciou na França, com a publicação do Manifesto do Surrealismo (1924), feito por André Breton. Vários pintores se juntaram ao movimento, com interesse nas propostas criadas por Breton, que, tendo sido psicanalista, procurava unir arte e psicanálise.
Duas foram as linhas de atuação do Surrealismo no seu início: as experiências criadoras automáticas e o imaginário extraído do sonho.

principais precursores do surrealismo: Willian Blakem Odilon Redon, Hieronymos Bosch e até mesmo Goya. Os inspiradores diretos do movimento foram: Hegel, Apollinaire e principalmente Sigmund Freud. Isso mesmo, aquele da psicanálise.

Entre os pintores são citados: Chagal, Max Ernest, Ives Tanguy, André Masson, René Magritte, Picasso, Joan Miró e a grande estrela desse movimento: Salvador Dali.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB