Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

sábado, 25 de julho de 2009

Guimarães Rosa


João Guimarães Rosa (1908-67), mineiro de Cordisburgo, desde cedo mostrou interesse por línguas e pelas coisas da natureza: bichos, plantas, insetos. Formou-se em Medicina e exerceu a profissão clinicando pelo interior de Minas, onde recolheu importante material para as suas obras. Em 1934, ingressou na carreira diplomática. No exercício de cargos diplomáticos, inclusive o de embaixador, viveu m vários países, sempre escrevendo e ampliando seu conhecimento sobre línguas e culturas diferentes. Guimarães morreu em 1967, três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras.

Como escritor, Guimarães Rosa é uma das principais expressões da literatura brasileira. A genialidade de sua obra tem deslumbrado unanimemente as várias tendências da crítica e do público. Embora já tivesse conquistado um prêmio com um livro de poemas ( nunca publicado), Guimarães Rosa estreou em1946, com o lançamento de Sagarana ( contos).

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB