Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

sábado, 4 de julho de 2009

Pré-Modernismo

No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências artísticas da segunda metade do século XIX; de outro, já começava a ser preparada a grande renovação modernista, cujo marco no Brasil é a semana de arte moderna (1922). A esse período transição, que não chega a constituir um movimento literário, chamamos Pré-Modernismo.
As estéticas literárias não são estanques entre si e, muitas vezes, se tocam, se influenciam e se fundem. No início do século XX, por exemplo, vários de nossos escritores do Realismo, Parnasianismo, Naturalismo e Simbolismo ainda estavam vivos, escrevendo e publicando. Ao mesmo tempo começava a surgir em nosso país um grupo de novos escritores que, embora ainda presos aos movimentos literários do século anterior, havia outros que apresentavam algumas inovações quanto aos temas e a linguagem. Eles transitaram uma fase que consiste do final do século XIX ao movimento modernista.
O Pré-Modernismo tem seu início em 1902, com a publicação do livro “Canaã” do escritor Graça Aranha. Em seguida, Euclides da Cunha escreveu o livro Os Sertões (considerado a principal obra pré-modernista), fazendo repercutir ainda mais o movimento modernista no país.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB