Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A Vanguarda brasileira


O Modernismo brasileiro iniciou-se oficialmente em 1922, com a realização da Semana de Arte Moderna. Porém, desde a década de 1910 já vinham ocorrendo manifestações artísticas de um grupo que formava a vanguarda modernista brasileira, entre eles os escritores Mário de Andrade,Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Manuel Bandeira, Juó Bananére(pseudônimo de Alexandre Marcondes Machado) e dos pintores Anita Malfatti e Di cavalcanti.

Entre os fatos que precederam a Semana de Arte Moderna destacam-se a criação da revista de artes O Pirralho, dirigida por Oswald de Andrade e Emílio de Menezes, e 191; a exposição de obras do pintor russo Lasar Segall, em 1913; a participação do poeta brasileiro Ronald de Carvalho, em 1915, na fundação de arvista Orphel, que deu início ao Modernismo e Portugal; a publicação, em 1917, de várias obras de poesia, entre elas Há uma gota de sangue em cada poema, de Mário deAndradre (que usou o nome Mário Sobral), e A cinza das horas, de Manuel bandeira

19 comentários:

Anônimo disse...

filha da puta

Anônimo disse...

filha da puta

Anônimo disse...

filha da puta

Anônimo disse...

parem de xingar o cara, boa explicação seus mal agradecidos, é pouco detalhado mas nao precisa ofender ele assim n.

Anônimo disse...

FILHO DA PUTA

Anônimo disse...

ta igual no meu livro porra, que merda

Anônimo disse...

meeeu que legal quanta coisa neh!!!! (filha da puta)

Anônimo disse...

hmmm, filho da puta

Anônimo disse...

sai do anônimo, filho da puta!

Anônimo disse...

1......2.....3..... eeeeee
filho da puuuta
kkkkkkkk

Anônimo disse...

otimo para quem inicia na historia da vanguarda brasileira......
BENTO MACLEY DICKEL MIRANDA

Anônimo disse...

cala boca
porra !
victor huggo de souza 1995
sou bem viadinho

Anônimo disse...

antes de xingar, porque não faz vocês algo sobre a vanguarda, hem. bando de vagabundo...

Anônimo disse...

Bom senhores sou mestre e......filho da puta que....nossa sem comentários como podem deixar comentarem toda essa merda e estragar os comentário do assunto são uns filhas das putas.

Anônimo disse...

a educação e o respeito fazem parte do nosso dia-a-dia, se não gostou não é obrigado a criticar ou xingar os outros.

Anônimo disse...

Que lixo! Pra seu governo, Tarsila do Amaral (patricinha da época) nem estava no Brasil quando ocorreu a A Semana de Arte Moderna. Portanto, pra que usar como ícone a merda de um quadro dela? Quando ela chegou aqui as coisas já haviam acontecido e pegou o bonde andando. Veio com essa de antropofagia pra cuspir na cara de quem lutava por cultura pura de seu país e não pra misturar a dos outros. Vomitar?..sim, vomitou na cara da semana vanguardista! P.S.: Filhos da puta!

Anônimo disse...

Quanta ignorância em um lugar só , deixem de ser desinibidos e ineptos , parecem que só sabem criticar tudo . Deixem de ser tolos uma vez na vida .

Anônimo disse...

para os que estao criticando.. TENTAM PELOS MENOS FAZER MELHOR CARALHO.. FILHOS DA PUTA SAO VCS..

Anônimo disse...

muito bom....só ter boa vontade q dá p entender..é dificil

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB