Este Blog foi feito com o objetivo de, divulgar a equipe Manacá, além de proporcionar uma boa leitura através da exposição dos assuntos literários estudados por nós ao decorrer do ano letivo de 2009. Esperamos que gostem do nosso blog e desde já contamos com o apoio e a torcida de todos no dia 11 de setembro de 2009 na 8ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.

sábado, 25 de julho de 2009

Vinícius de Morais

Vinícius nasceu no Rio de Janeiro, em uma família de intelectuais. Já em 1928, começou a fazer suas primeiras composições musicais. Formou-se e Direito em 1933, ano em que publicou seu primeiro livro de poemas, o caminho para a distância. Tornou-se representante do Ministério de Educação junto à censura Cinematográfica. Na década de 1940 ingressou na carreira diplomática e também no jornalismo, como cronista e crítico de cinema. Como diplomata, viveu durante muitos anos em Los Angeles, Paris e Montevidéu, com alguns intervalos no Brasil. Nesse período conheceu intelectuais artistas de todo o mundo.

Na década de 1950, interessou-se por música de câmara e popular e começou a compor. Em 1956, publicou a peça teatral, Orfeu da Conceição, levada ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com grande sucesso. A peça continha músicas do próprio Vinícius de Morais e Tom Jobim. Algum tempo depois, João Gilberto juntou-se á dupla, e dessa reunião de compositores surgiu o movimento da Bossa Nova. Ainda em 1956, Vinícius publicou o poema “ O operário em construção”. A partir daí passou a dedicar-se cada vez mais à atividade de cantor e compositor, compondo e fazendo shows com vários parceiros, como Dorival Caymmi, Tom Jobim. Edu Lobo, Baden Powell, Toquinho, Chico Buarque.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 . | by TNB